Você conhece alguém que às vezes “explode” de raiva? Pode ser que essa pessoa esteja lidando com o Transtorno Explosivo Intermitente (TEI).
Esse transtorno é caracterizado por explosões de raiva desproporcionais à situação, que podem resultar em agressão verbal ou física. As crises são repentinas e intensas, muitas vezes seguidas de arrependimento ou vergonha.
Pessoas com TEI podem sentir uma tensão crescente antes das explosões e um alívio temporário após elas.
As causas do TEI não são totalmente compreendidas, mas acredita-se que fatores genéticos, ambientais e neurobiológicos desempenhem um papel.
É importante entender que o TEI é uma condição tratável! Se você conhece alguém que pode ter TEI, encoraje-o a buscar ajuda profissional.
QUAIS AS FORMAS DE TRATAMENTO QUEM TEM "PAVIO CURTO"?
* Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) - Com essa terapia, a pessoa aprende a reconhecer os gatilhos da raiva e desenvolver técnicas para gerencia-la de maneira saudável;
* Treinamento de Habilidades Sociais - Com essa terapia, a pressão aprende a reconhecer os gatilhos da raiva e desenvolver técnicas para gerenciá-la de maneira saudável;
* Terapia do Relaxamento - Técnicas de relaxamento, como respiração profunda, meditação e ioga, podem ajudar a reduzir a tensão e a ansiedade, tornando mais fácil controlar as respostas emocionais;
* Meditação - Em alguns casos, medicamentos como antidepressivos ou estabilizadores de humor podem ser prescritos para ajudar a controlar os sintomas de TEI.
Com o apoio adequado, é possível melhorar a qualidade de vida e reduzir os impactos negativos desse transtorno.
Ficou com alguma dúvida a respeito? Fique de olho no meu perfil @leopsiquiatradf para se manter atualizado. E caso queira tirar dúvidas e agendar uma consulta, clique aqui.