Transtorno Compulsivo Obsessivo, um ciclo vicioso que parece não ter fim.
O Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) é uma condição comum, crônica e duradoura. Ele se caracteriza pela presença de obsessões e/ou compulsões.
As obsessões são pensamentos, impulsos ou imagens recorrentes e persistentes, vivenciados como intrusivos e indesejados.
Já as compulsões são comportamentos repetitivos ou atos mentais que a pessoa sente que precisa executar em resposta a uma obsessão ou conforme regras rígidas.
O TOC geralmente é tratado com medicação, psicoterapia ou uma combinação de ambos. Se você suspeita que tem TOC ou tem dúvidas sobre o diagnóstico, entre em contato comigo. Estou sempre pronto para te ajudar!
Uma dose para acalmar - por que pacientes com TOC têm mais risco de desenvolver o alcoolismo?
Ansiedade e Estresse Crônicos - TOC provoca ansiedade intensa e estresse constante devido às obsessões e compulsões, levando alguns a buscar no álcool um modo de relaxamento;
Automedicação e alívio temporário - O álcool pode oferecer uma fuga momentânea das obsessões e compulsões perturbadoras, tornando-se uma escolha sedutora para muitos;
Impulsividade e controle - A impulsividade comum no TOC pode afetar o controle sobre o consumo de ácool, aumentando a propensão ao desenvolvimento do alcoolismo;
Comorbidades psiquiátricas - Pacientes com TOC frequentemente apresentam outras condições psiquiátricas, como depressão, que também estão associadas ao risco de abuso de álcool;
Apoio social e isolamento - A falta de suporte adequado e o isolamento emocional podem levar alguns indivíduos com TOC a procurar conforto no álcool.
Ficou com alguma dúvida a respeito? Fique de olho no meu perfil @leopsiquiatradf para se manter atualizado. E caso queira tirar dúvidas e agendar uma consulta, clique aqui.