O que fazer se não dou conta de iniciar uma atividade física?
O sedentarismo é considerado um dos principais vilões da saúde, afetando fisicamente e psicologicamente o bem-estar de diversas pessoas no mundo todo. De acordo com o IBGE, estima-se que 47% dos brasileiros são sedentários.
Diante de um índice tão preocupante, é importante que a população busque formas de combater um estilo de vida tão prejudicial. Felizmente, tudo isso pode ser realizado através da prática regular de exercícios físicos em conjunto com uma boa alimentação.
Ter uma vida ativa pode oferecer diversos benefícios, desde a manutenção do peso, maior disposição e energia para enfrentar os desafios de cada dia, prevenção de inúmeras doenças (diabetes, câncer, problemas vasculares) e até controle dos sintomas da ansiedade e da depressão.
"E se eu não der conta de praticar, doutor?". A dica para quem nunca se exercitou antes é: planejamento e equilíbrio. Investir na academia é uma solução válida, mas não precisamos nos limitar a ela.
Com a pandemia, tivemos a oportunidade de entender que é possível se exercitar mesmo sem pegar peso. Basta ter conhecimento do próprio corpo e, claro, respeitar os próprios limites.
Ao longo dos próximos conteúdos, vamos conversar um pouco mais a respeito deste tema. Fique de olho no meu perfil @leopsiquiatradf para se manter atualizado.
Entre em contato e agende uma consulta comigo clicando aqui.